junho 17, 2017

Escrita | Viver um Dia de Cada vez


O tema de hoje é falar um pouco com vocês sobre esta frase que tanto aprecio e a trago comigo com um grande significado. Não é toa que a escrevo sempre em vários sítios , como aqui nos finais do Blog , como nas minhas redes sociais e principalmente na minha vida ! 

Ela pode parecer um pouco de " nada " ,mas tem um significado gigante em mim e na minha vida. Eu já passei , talvez assim como tu , por muitas coisas nesta vida que já faz uma história para contar , claro umas são boas outras nem tanto. Mas sempre nos agarramos a algo que nos dá força , não só esta frase , assim como outras tantas ao qual levo bastante em conta. 

No dia que a entendi , ou melhor soube o seu significado é entendi o quanto ela é valiosa. Desde então a minha vida mudou por completo ! Como assim perguntam vocês ?! - Então eu sofri á 15 anos atrás de um mal que muitas Mulheres sofrem que é a dita e chamada " Depressão " , há pois é ,mas é que a minha , não foi grave , foi gravíssima , eu chamo-lhe de " Esgotamento " , ao qual deixei de comer , tive que aprender a comer como um bebé , pois é , e tinha acabado de ter a minha filha , tinha apenas dias e tinha que cuidar dela mesmo estando nestas condições. Assim como não me apetecia nem abrir os olhos muitas das vezes, ficava fechada em um canto em certas horas em que a minha filha não precisava dos meus cuidados, onde tinha ataques de pânico e de choro que era uma coisa do outro mundo, que nem eu sei por vezes onde andava e nem porque estava daquela forma , mas o que é certo é que estava. 

Podes dizer que tinha que ir ao médico , mas é claro que fui de imediato , pedi ajuda aos meus familiares , e foi então quando tive que recorrer á medicina e que me fez voltar a ser eu. Mas sempre consciente que jamais me queria agarrar aos " medicamentos " era só mesmo para me ajudar a ter forças, e voltar a ser eu . Sim por que houve momentos em que me perdi de mim , até a minha própria voz me irritava , agora imaginem o meu estado emocional e físico nem falar que sempre fui magra , nestas condições era quase uma esquelética , pois como disse , acabada de ter um bebé , sem comer , ter que cuidar dela , da minha casa, do meu marido, enfim tudo o que uma Mulher tem que fazer .... Não foi só depressão após parte , foi antes do parto e depois , sim eu foi assim ! Mas claro como disse ao longo do tempo fui conseguindo , melhorar e tentar me encontrar . E esta frase significa muito para mim , desde o dia que conheci o médico que me salvou a vida !!! Deu me esta receita escrita e passou ma para a minha mão e eu olhei e fiquei desesperada , porque li a frase e achei  : " Meu Deus , isto não me vai ajudar a encontrar.me , preciso mesmo é de químicos ,para me ajudar a levantar e procurar a minha pessoa , assim como a minha auto-estima " , era fundamental para mim e tudo o que mais queria , voltar a ser a Célia que sempre tinha sido. E não era uma simples frase que faria todo esse trabalho. Pois é , ela sozinha não fez esse trabalho, mas que só me ajudou mais tarde depois que me consegui compor na minha pessoa de novo !

Tive sempre ajuda dos meus familiares mais próximos , a força que a minha bebé me deu para me levantar e encontrar e sempre cuidando dela , nunca a abandonei , nem ela a mim , nem a minha família claro.
Desde então quando um dia volto a ler esta frase já quando tinha passado a tempestade , e me estava a tentar recuperar , é que percebo o seu significado. Deu Plimmmm ,na minha cabeça e uma esperança.

Foi então que a entendi e comecei a pó-la em pratica , como assim em pratica ? Sim em pratica , comecei a deixar de viver o Futuro , e comecei a viver o presente , e o dia a dia apenas e só . Isso é viver um dia de cada vez . Porque queria viver os dias que ainda nem sequer tinham chegado , viver tudo de uma só vez , o passado o presente e o futuro !  É impossível viver tudo num só dia , depois deu nisto ! 

Hoje eu vivo o dia a dia , sem querer saber o que pode vir amanhã , por que o amanhã eu ainda não o vi , como posso querer vive -lo ???!!! Então vivo o hoje com tudo o que posso , e sou bem mais feliz assim .
Até então falo desta frase com muito sabor e ajuda que me dá todos os dias , desde o dia que a percebi. Um dia será tatuada na minha pele como outras que preservo e trago comigo nesta vida. 

Passei a ver a vida com mais sabor , passei a colher só o que é positivo , deixar de lado o que não interessa , principalmente as coisas negativas , e sou bem mais feliz em tudo . Hoje sinto me uma Mulher mais forte , por ter passado por aquela experiência que ninguém deseja , mas fez me crescer e a ver a vida com outros olhos , bem mais colorida e bem mais temperada . A vida hoje para mim tem mais valor que tudo , gosto de viver , de acordar todos os dias e ver a luz , sou grata por estar neste Mundo , por conhecer pessoas que acrescentam a minha vida , ver o crescimento da minha filha que me deu luz á minha vida desde que nasceu . 
Vejo a vida com mais vontade de a viver . Nunca mais precisei de tomar medicamentos , para a doença ,  porque eu mesmo fiz com que isso fosse meramente preciso só naquele momento apenas e só. Quando já não necessitava deles os ( medicamentos ) eu deixei-os por mim mesma! Sim porque viciam e tornam habituação e nada mais triste do que viver atolada em medicação , nós somos fortes o suficiente para comunicar ao cérebro que já chega! Sim o nosso cérebro é nosso amigo, mas no que toca a costumes , ele é severo e ficamos agarrados facilmente ao que não devemos , só mesmo em caso extremos , em que é mesmo necessário toma-los . Mas se não poderes fazer deles um " vicio" larga-os ! 

E é por isso que esta frase significa tanto na minha vida , ela é uma jóia preciosa , valorizo para sempre a auto ajuda que me dá . Desde então sou a Mulher que sempre fui ,mais forte de mim mesma, não tive recaídas até então , passados 15 anos e sinto me feliz por ter conseguido combater esta doença psicossomática que persegue tantas pessoas . Desejo a todas as pessoas que tem esta doença , que consigam ultrapassar  , basta ter muita força de vontade , sim não é fácil, mas quando a vontade é maior, tudo se consegue. 


Assim termino este diário e o significado desta frase que tanto me diz , espero que tenham lido todo o texto , só dessa forma irão entender o que ela significa na minha vida. 

A Vida são momentos , devemos aproveitar o bom que tem para nos dar . 

Desejo a todos um excelente Fim de Semana , e que aproveitem ao máximo , vivendo sempre um dia de cada vez . Beijokas .

Minhas Redes Sociais : Facebook , Instagram , Twitter .

By Célia Santiago

20 comentários:

  1. Olá minha linda, estava precisando ler isso hoje. Estou tentando viver um dia de cada vez e deixar a ansiedade de lado. É bom parar e viver cada momento com intensidade pois não sabemos o dia de amanhã. Muito bom seu texto.
    beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanessa , fico feliz que gostaste e ao menos te possa ajudar em melhorar , isso deixa me muito feliz,em saber disso. Esta frase me ajudou bastante , mas deves entende-la é essencial , e sim vive o hoje , amanhã logo se vive . Beijokas e as melhoras rápidas . <3

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar
  2. Olá Célia! Eu ainda luto para ultrapassar a depressão e já vão 17 anos. Tenho dias em que desespero e penso que nunca mais me livro de tudo isto. Sofro muito de e cometo o enorme erro de não viver o presente. O passado ainda está demasiado presente e por ultrapassar, o futuro incerto angustia-me. A minha maior dificuldade está em viver o dia-a-dia, o agora, o presente.
    Fico feliz por teres ultrapassado essa fase difícil da tua vida. A tua partilha dá esperança a quem ainda está em dificuldades para a superar. :)
    Beijinhos para ti, mulher furacão! <3 :*
    Anita - A Caçadora de Sonhos * Facebook * Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anita :) Como eu sei o que estás a passar!!! Afinal já vão muitos anos no teu caso. Tens de ter muita força de vontade ,acredita para poder ultrapassar " os medos" e lutar contra eles, e deixar de lado mesmo que já te tenhas acostumado a viver dessa forma. Porque é importante que tenhas coragem de enfrentar as coisas novas que aparecem , e por de lado o passado " era para ontem " entendes o que quero dizer, e é aqui nesta fase que tens que por vezes sofrer um pouco mais ,mas para depois ficar melhor, dessa forma ultrapassas tudo isso, sempre com ajuda e principalmente a tua , essa é essencial. Vamos por partes amiga, o passado mesmo sendo presente e dificil de ultrapassar, mais cedo ou mais tarde vais ter que acabar com isso, porque o passado já só fica as lembranças apenas e só! Deixa rasto para sempre e para toda a vida? Deixa claro , mas é algo que tens que saber conviver e ser forte ,mesmo achando que não é capaz!!!! Porque o passado já era "ontem"e tu ultrapassas te o ontem e já estás a viver o " hoje ", e então onde fica o teu hoje nisto tudo???? Se só vives do passado?! O Futuro ainda não o viste , como podes estar a sofrer antecipadamente por ele? O Futuro vem da consequência do teu " hoje" e já paraste para pensar , o que viveste hoje? Se vives o passado e o Futuro o teu presente é passado em vão e que se vai tornar passado também... e tu nem te recordas de o ter vivido, porque há coisas do passado mais atrás que te atormenta ... e tens que andar para a frente sendo sempre por ser forte , apenas te conformares que é assim que tem que ser, senão e tu onde ficas nisto tudo? Tu precisas de te encontrar e escolher as prioridades . Nunca esquecendo que nós somos a maior empresa do mundo , e a nossa vida e gostar de nós é a base de tudo , para poder amar seja o que for , a vida , o Mundo, o que te rodeia , tens que te amar a ti primeiro. Nunca esqueças de ti! Começa devagar e escreves os teus motivos e segue-os ! Lembrando que tu , depois tu e a seguir tu és sempre o mais importante de tudo. E fazendo isso , vives apenas e só o hoje. Amanhã não sabes porque ainda não o vistes, e o passado mesmo a doer já foi, não vais conseguir resolver nada porque já passou.... entendes? Sei que custa e não é de um dia para o outro que se consegue, é apenas com o tempo , mas sempre tentar estares ocupada com aquilo que faz sentir bem, mesmo que depois te aborreças do que estás a fazer ,mas fizeste e isso já é um passo. Gostas de praia, vai á praia, apetece se comer fora , vai comer fora, é disso que falo desfruta do momento , e isso faz te abstrair de tudo o resto. Faz o que amas fazer ! Sempre em primeiro lugar, ocupa o teu tempo com o melhor que gostas, e isso vives o hoje , depois logo se vê. Pensa nisso.Eu consegui mas até sair , custou muito, mas eu lutei mesmo nesse sofrimento em que já não dava nada por mim , e consegui saltar essa barra que me assustada minutos e horas e meses e anos antes. Mas o que mais queria era voltar a ser eu de novo, e consegui porque lutei contra tudo. Irei fazer mais temas destes para tentar ajudar , nem que sejas com mais histórias e coisas que passei nessa fase terrivel da minha vida, quem sabe dê mais força ainda. Fica prometido. Amiga força tu consegues! Beijokas enorme no teu coração <3 Qualquer coisa sabes onde me encontrar sempre. Estarei aqui sempre!!


      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar
  3. A minha irmã está a passar por um esgotamento mudamos de medico por não víamos resultados, agora está fazer uma nova medicação mas ainda temos um longo caminho a percorrer e ela está na adolescência.
    Ainda bem que tens algo que te lembres desse foco e objectivo disseste tudo no texto só te posso desejar muitas felicidades para ti e que aproveitas cada dia como se fosse um.

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Magda , é muito dificil chegar a estes termos , desta doença, muitos não entendem o que se sente, outros conseguem entender, e é tão importante que a tua irmã seja vigiada sempre, e amada ao mais alto nível, ela pode nem demonstrar que gosta , mas adora , e isso é que a vai fazendo sentir melhor, aos poucos, e claro os médicos ou a medicação nem sempre é a adequada e terá que procurar sempre até acertar a melhor para ela. E tenho a certeza que vais melhorar . É o que mais espero e desejo. Apoio é sempre muito importante nestes momentos. Que nunca lhe falte isso <3 Beijokas linda Eu vivo sempre um dia de cada vez <3

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar
  4. Lovely blog dear, I like it :)
    I'm now following you #184, how about to visit my blog and follow me back, I would be glad? ^_^
    limitededitionlady.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Fico sinceramente feliz por teres ultrapassado esta fase tão dura da tua vida. Só por isto, dá para perceber a mulher linda e corajosa que és!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado lindona, ás vezes temos que ter forças sem saber onde, mas elas estão lá, e eu lutei por as ter e voltar a ser eu a quem esta doença me roubou . E hoje sou uma mulher bem mais forte ,mas custou muito ,mas consegui. Beijokas linda adoro te <3

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar
  6. Adorei conhecer um pouco da tua historia e fico mesmo feliz de ultrapassares isso tudo
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado linda, sim foram tempos difíceis ,mas consegui sair deles a tempo. Beijokinhas :)

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar
  7. E assim e que e !
    E difícil ultrapassar estas situações e também comecei com início de uma. Mas é horrível .
    Muita força e o que se precisa.
    És linda !

    Beijinhos
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se sei linda, custa muito , sentirmos um sentimento estranho em nós e queremos que ele saia de dentro de nós e ele permanece ali dentro, e sofre se muito com isso e mais consequências , que só quem passa saber o que é. Hoje posso dizer que consegui, mas ninguém está livre não é assim, ou das recaidas, mas tento sempre nunca pensar em que voltem de forma nenhuma. Tu também és linda, beijokas grandes <3

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar
  8. És uma mulher muito forte e que pode inspirar outras pessoas a superar situações idênticas à que passas-te. Fico muito feliz por ti.
    Muitos beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive que ser forte amiga , nestas fases és obrigada ou então permaneces nessa situação toda a vida. Mas obrigada pelas tuas palavras de força .Hoje já me sinto eu novamente , mas foi uma fase muito dura ,mesmo sendo á 15 anos atrás , lembro me e jamais esqueço. Beijokas linda <3

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar
  9. Que texto lindo, super me identifiquei! Parabéns pelo blog, já estou seguindo, beijos.

    www.achatadebatom.blogspot.com
    facebook.com/achatadebatom
    instagram.com/cristiana_nobrega

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Cristiana, fico feliz que tenhas gostado, e bem vinda ao blog . Beijokas <3

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Obrigado Teresa, foi de coração. Beijokas <3

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar