dezembro 28, 2016

Comidas Natalicias | Comidas & Doces de Natal na minha mesa


O que vos trago hoje é falar das comidinhas do Natal embora já tenha passado o tão esperado Natal ,mas nunca é tarde para se falar das coisas e sabores que todos apreciamos . E como o post já está atrasado , quero publicar o quanto antes,para se falar as atuais coisas que ainda nos esperam que é o Ano Novo, que está prestes a chegar.

Olá Madonas lindas , como estão? Eu espero que bem! Com tantas festas acho que andamos todos muito ocupados não é assim.

Então... venho falar um pouco da minha mesa deste ano no Natal, houve mais coisinhas mas não cabe tudo na mesa é apenas um simulação, de para verem como decorei , (nada de mais), apenas uma mesa com doces e salgados para se ir petiscando na noite de Natal e restantes festas que se apresentam. É óbvio que já se comeu a maioria e ainda bem , porque todos os anos sobra comida e não é bom desperdiçar, Concordam?. E ai como foi o vosso Natal contem me tudo, espero que tenham passado na companhia de quem amam , e que pudessem ter um excelente noite e dia de Natal Feliz. Por cá foi uma noite de 24 muito engraçada como já mostrei no post anterior a este, divertimos-nos muito , rindo, comendo, contando histórias em família , houve até tempo de fotografias engraçadas com muita risota á mistura.

Falando da mesa das " comesanas " , eu decorei mesmo no centro da mesa o meu centro que fiz do ano passado estava em bom estado e conservado e não hesitei, depois meti um Pai Natal para simbolizar a noite e as restantes comidas que eram algumas. Em Portugal nós temos a consoada do Natal uma comida específica que é o Bacalhau com batatas e couves cozido, que é mesmo tradição, não me perguntem porquê , mas é assim que sempre ouvi a história, depois podem variar nos pratos , como bacalhau com natas, bacalhau á Gomes só, e infinitas receitas do bacalhau. Depois no dia 25 é o Peru assado, e variedades de carnes de mil e uma maneira, não deixando de falar no marisco para quem aprecia. E depois claro os doces típicos como o Bolo Rei, a Lampreia, os Fios de Ovos, o Tronco de Natal, as Nozes, os Pudins , as filhoses, os sonhos de abóbora, azevias e infinitos...

Vou mostrar aqui apenas só alguns dos doces que eu tinha na minha mesa, e mesmo assim foi difícil de comer tudo..


Começamos com o Bolo Rei que é um bolo mais seco por dentro, mas recheado com Frutas Cristalizadas, antigamente até vinha com um " Brinde" no meio do bolo e uma " fava" para quem conseguisse partir a fatia e encontra-se ou ganhava o brinde ou a Fava , eu acho não tenho bem a certeza que se fosse a fava teria que comprar o bolo Rei para o ano seguinte.. penso que seja isso. Era divertido,mas não muito bom por causa das crianças que podiam engolir os brindes e as favas inteiras e causar problemas graves como é lógico. Mas já decidiram á muitos anos acabar com essa pequena " Diversão" ,apesar de eu ser ainda dessa época.
Eu pessoalmente não aprecio bolo rei, mas também há os que adoram muito. Mas tem que estar na nossa mesa Portuguesa.


O tronco de Natal que eu adoro comer nesta época que é um bolo com mais cremes e adocicado , com enfeites típicos da época Natalícia, e que eu adoro e não passo sem ele no Natal.Este é caseiro foi feito por uma pessoa amiga que o fez e estava uma verdadeira delícia.


As filhoses também é o típico aqui em Portugal, em Espanha também sei que é  porque vivi nesse País também durante 13 anos da minha vida, eu sou metade metade..E estas foram feitas também caseirinhas por uma pessoa amiga que tem um mão para estas coisas deliciosas que só se apresentam uma vez no ano, e estava uma verdadeira ternura e doçura. Tenrinhas e saborosas.Também é típico Português nunca faltar as filhoses na mesa que simboliza o Natal também.


As azevias de batata doce, estas foram apenas compradas em outro lugar, eu normalmente amo de paixão mas são as azevias de grão, Madonas lindas, essas são uma verdadeira delicia. Eu vou vos contar algo sobre isso , a minha avó da parte do meu marido , era assim que eu a tratava , infelizmente já não está entre nós á alguns anos , mas era a minha melhor amiga em tudo na vida, mas indo á conversa, ela fazia as melhores azevias de grão do planeta terra, e eram de chorar por mais, essas sim eu delirava de mais e mais, até rebentar  a barriga 😀, eram mesmo uma delicia, estas que comprámos não eram aquelas assim de dizer as melhores, mas sim comiam-se.Também é Típico na mesa Portuguesa.


Sonhos de Abóbora que também são muito bons fritos, eu não sou a mulher das frituras, mas nesta época gosto sempre de provar estes doces que só como uma vez ao ano. Estas foram compradas também , mas não eram aquelas de chorar por mais, comiam -se. Eu estou acostumada ás coisas mais caseiras, e tem outro sabor. Mas que também é o Típico, assim como as rabanadas .


Aqui é apenas um pratinho sortido com docinhos de outras espécies, com bombons apenas para decoração mas que se come e muito estes petiscos.Tudo o que é doce nunca amargou ,não é assim?Sempre ouvi dizer esse ditado.


Aqui é mais um dos pratos de doces sortidos, e delicias que acho que aqui todos reconhecem, e que eu pessoalmente adoro e especialmente os bombons esses pequeninos de pratas coloridas, e o Mon Cheri, sou viciada mesmo.



Esta foi um pouco da mesa, aqui foquei me ao centro , ao lado temos os salgados e mais havia para que não pude por tudo na mesa porque não cabia. Mas foi uma excelente mesa, graças a Deus não faltou comida.


Para finalizar a mesa tirei bem mais de perto ao centro natalício que eu fiz o ano passado eu já falei dele aqui e de como se faz , é só procurarem o Diário . 

E foi isto eu espero que tenham gostado da minha mesa dos doces e salgados (comidinhas natalícias ), e que o vosso Natal tenha sido na Paz e na companhia de quem mais amam. Isso é o mais importante.

Amanhã tem mais Diário não deixem de seguir o Blog nem as minhas redes sociais, por lá sabem tudo ao minuto. Para quem ainda não conhece a Página Oficial do Blog basta deixar o vosso Gosto e voilá, estamos juntas por lá também no Facebook.

Mil Beijokas minhas Madonitas, e vemos nos amanhã. 👄.





6 comentários:

  1. Ai mas que mesa recheada adorei conhecer um pouco do que tinha no teu natal
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Sofia , foi o que se pode arranjar este ano, e pelos vistos foi uma boa mesa, e companhia da família e muito calor humano. Beijokas Princesa :)

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar
  2. Ai ai só coisinhas boas heheh adorei tudo mas em especial o tronco de natal que tanto gosto!!
    beijinho, feliz 2017 <3

    Inspiring

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade só comidas boas e deliciosas. És cá das minhas adoro tronco de Natal, eehheh, mil beijokas :)

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigado linda, nada demais, apenas boa comidinha ,para não faltar nada. Haja Apetite :D. Beijokas linda :)

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar