agosto 06, 2016

Depressão | Quando um dia vivi nela ....


Oi oi a todos, já estamos na Sexta-Feira e espero que aproveitem bem o Fim de semana :)

O assunto de hoje é um pouco mais triste ou menos triste, para algumas pessoas que possam entender o que  é ou significa a "Depressão",para quem já passou por ela ou mesmo quem não passou. Nunca é demais saber o quanto esta doença permanece em várias pessoas ,e principalmente nas mulheres, também existe nos homens, mas é sempre mais nas mulheres que afecta, esta maldita doença.

Quando falamos de depressão muito julgam e acham que é tudo " invenção" ou até mesmo uma " Desculpa" de qualquer coisa que possamos querer evitar ou determinadas situações. Mas não!!! 
Eu agora não estou depressiva consegui vencer essa época menos boa da minha vida, mas que consegui superar com muita força de vontade que nem sabia que a tinha ,mas o que é certo é que consegui!! Talvez a minha História possa ajudar algumas pessoas a terem força e a amarem -se mais e a valorizarem-se mais também. É difícil ? Sim é , difícil ,mas nada que a nossa força interior por pouca que seja não consigamos. Basta acreditar ! 

Imagem: Google 
E basicamente é isto que diz esta foto, por sermos tão fortes durante tanto tempo ,que o nosso corpo "quebra" muitas das vezes, e ninguém é forte todo o tempo, são precisas ás vezes estas coisas acontecerem para entendermos que não somos os "maiores do mundo", somos humanos e o nosso cérebro não aguenta e o nosso corpo também não. 

Eu passei por várias fases da Depressão.... que me levou a algo bem pior o Esgotamento profundo...! Momentos íntimos meus é passado como assim o chamo que me fez sofrer muito e que de certo não gosto de recordar e muito menos quero viver nesta " escuridão" que um dia vivi, momentos de grande amargura...e tristes ! E essa não sou eu ! Mas que vivi infelizmente , nem sempre acontece só aos outros..! Essa é a razão .

Eu partilhei recentemente na minha página de facebook do Blog  Diário Feminino , um video sobre este assunto, e normalmente , não gosto de partilhar este tipo de vídeos, pelo simples facto de serem bem negativos e não só... não é nada fácil estar nesta situação terrível que muitos acham que é tudo da nossa cabeça e muito mais... ! 
Mas eu já passei por ela e fui até á depressão ... e para não variar aprofundei mais fundo ainda... tive um esgotamento que ainda é pior!!!
Superei á 14 anos atrás, e fiz uma promessa não as pessoas ,nem á família e sim a mim mesma !!! 

Que jamais iria deixar de amar -me , como sempre me amei... e chegar até aqui e ver e sentir , que vivia numa "  escuridão" tremenda, que nem sabia se quer qual era o meu nome neste Mundo, e isso era indiferente para mim saber... Só para dizer também ,não para dizerem ( coitada), mas eu  isso deixei de sentir tudo,mas quando digo tudo é tudo, até a minha própria voz me irritada... e sei lá mais o quê que não vou dar aqui pormenores como é óbvio, é um assunto muito intimo meu e que superei sim... e quando vivia nesse Mundo durante 2 anos e meio nessa escuridão..... simplesmente era indiferente tudo o que me rodeava quanto mais o meu " eu". 

Isto para dizer que superei não sei como fui buscar forças que já nem imaginava que tinha ,aliás não tinha e nem sabia se iria ter esse sentimento... toda eu era vazia , oca , escura, nada importava para mim , nem se era dia ou noite, ou se até tinha que comer para viver... isso não existia.. repito: era completamente vazia por dentro! 

Nunca cheguei a pensar em Suicídio, porque no fundo ainda desse vazio , no meu inconsciente eu sabia que a minha Vida valia muito mais. Poucos me ajudaram ,mas os poucos que me ajudaram deixaram e  ganharam um lugar reservado em meu coração e essa é a minha Gratidão para todos os que estiverem e se alguma vez se importaram com o que sentia.... ! Foram poucos ,mas bons ! Há coisas muito difíceis de superar na vida acreditem é um todo...! Mas hoje eu olho para esses anos em que vivi nessa Escuridão....e vejo que voltei a ser eu como sempre fui... Tive muitas etapas,mas superei  com ajuda médica, família, e amigos que eles sabem quem são.... e principalmente por mim mesma... sim por mim mesma , porque se não nos auto-ajudar-nos isso não é possível ! Somos nós que temos de nos ajudar a levantar sem saber como... e ir em busca novamente da Luz, da esperança de voltar a ser a pessoa que sempre foi antes de entrar nessa Escuridão e Sentimentos tão "Negros e vazios ". 

Hoje sou uma pessoa sofrida por ter passado por essa terrível história da minha vida, e nada me faz saber o quanto somos enormes, e gigantes e acordar e ver a luz de um novo dia , isso dá me mais força ainda, para enfrentar o que vier..... sim porque estive perto dela ( a morte) e foi tão lenta .... mas eu estou cá e feliz para contar a história, que para mim é delicada e consegui dar a volta por cima " dela " mas que me sinto forte, e fiz uma promessa , que  me iria afastar de tudo o que fosse negativo... e cumpro sempre e acho  que hei-de cumprir até um dia chegar o meu dia .... Porque o Negativo só nos atrasa e não nos renova ! Era psicossomático até podia ter sido,mas que doí e sofre se muito isso sofre-se e não é pêra doce e não desejo a ninguém nem ao meu pior inimigo! Por isso Nunca publicar " As Desgraças " do Mundo alheio que vemos, nunca escrever nada do que leva para trás e nem sequer contribui  para a minha felicidade... O que posso dizer a quem está nesta triste situação, que tenha Fé , que acredite, mesmo achando que não consegue, se desvie automaticamente das pessoas má intencionadas , e que se junta á força interior mesmo que seja pouca, procure amigos , porque é uma receita infalível, e á família, e assim será possível voltar a ser a pessoa que sempre foi. 

Amam- se e Vivam um dia de cada vez. Até que eu entende-se essa frase " Viver um dia de cada vez", levou alguns anos, mas foi assim que aprendi a viver, e cada vez  mais a entendo e convivo com ela diariamente em minha vida .Por isso eu dizer muitas vezes essa frase , em tudo o que  escrevo. Nada é por acaso! Vivam a vida com mais alegria , nunca mudem nem rebaixem os demais... pois as palavras tem um significado muito grande , e uma mal intencionada mesmo que seja uma simples " Brincadeira" pode magoar e muito alguém que esteja fora da sua auto-estima. Sejam atenciosos para com os outros que vos rodeiam,amam- se  



Espero de todo que tenha ajudado alguém contando uma parte da minha história,que não não foram todos os pormenores, pois imaginam que não é fácil declarar esta minha história tão minha, assim tão publica, talvez por isso levei todos estes anos a tentar contá-la a todos!! Não é fácil por que passei por várias fases como já disse ,e nenhuma delas foi boa!!!  

Mas que  tenha força a levantar-se e seguir com a vida ,pois não existe nada mais bonito que nos amar-mos e viver a vida ela é linda de ser vivida. Força a Todos os que passam por esta situação são os meus votos.Se eu consegui sair dela, tu também consegues, basta acreditares em ti! 

E vocês alguma vez passaram por este tipo de situação difícil na vossa vida? Conta me a tua história ....assim ajudamos quem mais precisa de uma palavra nossa.. e assim também sabem que não estão sozinhas e não são os/ as únicas a sentir tudo isto sós. 

Amanhã tem mais Diário,beijokas e até lá .Bom Fim de Semana :) 








8 comentários:

  1. A depressão quando é profunda, dificilmente se sai dela. Adorei o teu relato.

    Espero-te no meu blogue. Hoje não é poesia.

    Beijo, bom sábado.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cidália mas eu já não estou nela á 14 anos , se leste tudo até ao final , deu para perceber isso. Mas agradeço pela forma que dizes que gostas te da forma como relatei a situação . Beijokas Bom Fim de Semana :)

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar
  2. Gostei muito deste post, infelizmente a depressão é uma doença bem real e que tira qualidade de vida aos que dela sofrem e até mesmo aos que rodeiam a pessoa em questão.
    Penso que será o flagelo do século, também, na minha opinião, devido às exgências da sociedade...enfim, uma doença extremamente incapacitante...
    Beijinhos e bom domingo.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Obrigado amiga , pela tua Visita, e sim é sem dúvida pela sociedade que também não ajuda a nada, pelo contrário só nos crucificam. Mas ainda assim é uma questão de ter força para conseguir superar e sair desta situação menos boa ,que infelizmente afecta muitas pessoas, e ficam debilitadas em várias questões e situação da vida. Beijokas e Bom Fim de Semana :)

    ❤ Célia Santiago
    Diário Feminino
    FacebookInstagramYouTube

    ResponderEliminar
  4. Algures lá no meu Blogue tem tópicos também acerca da dita cuja
    Nem é bom falar nela mas também a vivi profundamente
    Por vezes, acho que vivo em depressão profunda porque já faz tão parte de nós mas olha um dia de cada vez e bola para a frente.

    Se quiseres visitar o meu Blogue

    http://50shadesofnessy.blogs.sapo.pt/

    Beijocas !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo Vanessa, esse é o meu lema " Viver um dia de cada vez",desde que aprendi a saber o que significa essa frase, quando a descobri, e soube realmente o seu significado, acredita que a levo comigo para sempre! Obrigado pela tua visita e comentário,beijokas :)

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar
  5. Boa tarde..amei seu depoimento ,me deu forças para prosseguir.tem um mês que estou fazendo tratamento..tem horas que pela manha me sinto muito mal ,eu melhoro um pouco a partir da tarde..mas vou continuar tentando mais agora depois do seu depoimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fico muito feliz, que tenha ajudado com a minha história, tenho muitas mais coisas para contar sobre ela, mas tem que ser aos poucos, pois como disseno texto não é fácil falar de algo que nos fez tão mal, jamais queremos voltar a viver (mesmo sendo a contar por escrito). Mas eu espero de coração que consiga sair desta, porque tenho a certeza que aos poucos tudo voltará ao normal,basta acreditar . Tudo está na nossa cabeça, mas sentimos coisas estranhas que nunca antes se sentiu.... por isso nos deixar ainda mais confusas ,mas com a ajuda médica e familia e principalmente por ti mesma aos poucos tudo ficará melhor. Um dia de Cada vez. Vai haver dias piores e outros melhorsinhos, e é nisso que tem que acreditar que sim que vai passar essa fase com toda a ajuda precisa. Tudo começa a fazer sentido quando acreditamos e temos fé. Estou feliz e sei que tudo ficará bem consigo também. Desejo o melhor, e sempre que precisares de alguma palavra amiga , podes sempre procurar... estarei aqui sempre. Nunca desista !!!! Beijokas e volta sempre :)

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar