julho 04, 2017

Festividades | Feira Medieval de Alhos Vedros 2017 - ACMA

A Cultura Mora aqui ! Ai pois mora , por aqui fala-se de tudo um pouco e não podia ficar de fora deste projeto que me despertou bastante à atenção pelo seu titulo e pela sua variedade de assuntos abordados. Falar de tudo um pouco é algo que adoro , associei-me a este projeto muito recentemente e este é o meu primeiro Diário falando e participando nele.  No final deste Diário deixarei todas as informações para que possas participar também neste projeto. 

Passando ao assunto que nos traz por cá hoje , que é falar desta Feira linda e maravilhosa que todos os anos nos visita. Este ano não foi exceção . Feira Medieval de Alhos Vedros 2017.


Esta Feira este ano começou mais tarde , normalmente é sempre em Maio, desta vez começou no dia 8 a 11 de Junho de 2017. Este ano o tema foi : " As Gentes da outra Banda " . Para esta feira inclui bastantes pessoas que se integram e participam em vários espetáculos . Cerca de 30 Grupos de Artistas convidados , para os acampamentos , Animação de Rua e Espetáculos de animação Musical.. Esta Iniciativa decorre no no Centro de Alhos Vedros ( Margem Sul de Lisboa ) - Portugal ,entre o Largo da Igreja , o Largo da Festa , o Parque , o Parque das Salinas , o Largo da Misericórdia e a Rua 5 de Outubro.

A Feira Medieval de Alhos Vedros , distingue-se pela diversidade do seu programa. Muitos visitantes gostam desta diversidade de feira , pois existe muita animação e diversão. Durante várias horas do dia. Esta Feira tem uma duração de três dias seguidos , sempre com animação , música , torneios , e afins.

Esta Feira Medieval de Alhos Vedros é promovida pela Alius Vetus - Associação Cultural História e Património, com o apoio da Câmara Municipal da Moita, Junta de Freguesia de Alhos Vedros, Santa Casa da Misericórdia, CERCIMB, Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia, Agrupamento de Escolas José Afonso, Grupo Coral Alius Vetus (SFRUA), Agrupamento 688 do CNE.



As Tendas de Venda, são sempre as que nos aliciam mais, pois trazem imensas culturas e principalmente de Marrocos. Estes candeeiros luminosos feitos á mão , assim como porta- velas , espelhos trabalhados , depois temos as roupas assim como as Túnicas  Marroquinas, Lenços , Porta moedas, e afins.. Enfim perco -me nestas tendas ao qual nunca dispenso.


E mais tendas de Venda , desta vez temos as roupas e trajes , é o típico desta feira , como disse anteriormente , é uma feira linda, onde há bastante animação . Como as Tendas de comidas, Bifanas, os vinhos, as ginjas ,Frutos Secos de  caramelizados de Marrocos , Bebidas , de tudo um pouco. É uma Feira linda a ser visitada todos os anos por cá.


O Ano passado em 2016 , andava por cá uma amiguinha que foi assim que a batizei , ela passava de colo em colo, e todos tiravam uma recordação com ela! Para ser sincera nunca tinha pegado numa amiguinha destas , é a verdade . E como há sempre uma primeira vez, não fui de modas- peguei nela , e até foi meiguinha , o pior é que ela se move , e estava a senti-la no meu pescoço. Essa foi a maior impressão que tive ao qual me fez ainda ter mais respeito por ela. Coitada da amiguinha , passeou imenso nos colos de cada um, possivelmente já está acostumada , mas para quem não sabe esta espécie é uma " Piton ". Eu pessoalmente é um animal que não simpatizo muito com ele, por saber que é realmente "perigoso" , e porque não me chama muito a atenção o que lhe sinto mesmo é Respeito! Mas esta amiguinha até que não foi "monstruosa" e portou-se lindamente. E vocês já pegaram em alguma amiguinha destas ? 



Para falar de outros animais típicos desta Feira , falemos então dos Camelos, dos Burros, das Corujas, das águias, dos Falcões , das Galinhas, dos Porquinhos, e afins, sim é uma Feira vasta de animais. O que faz com que a festa seja mais apreciativa. Estas fotografias já foram tiradas á noite , e por isso muitos dos animais já estavam recolhidos. 



As Tendas mostrando os objetos da época e da era medieval , e peças super antigas . Os Cristãos. O cristianismo tornar-se-ia numa das maiores religiões, afetando todas as outras e mudando o curso da História do mundo nesta época . E na Atualidade.




Falando dos instrumentos de Tortura da Era Medieval , eram bem assustadores de fato, mas existiam e eram muito utilizados. Muitos deles eram utilizados para provocar medo , infligir a dor e causar a morte. Por exemplo o Açoite que é esse ( pau com a corrente na ponta ) serva para  - um castigo conhecido e utilizado desde os tempos mais remotos. No período medieval, era reservado principalmente aos vagabundos e mendicantes, mas não eram excluídas as mulheres infiéis ou consideradas despudoradas. E todos os outros instrumentos são obviamente de tortura igualmente. Era tempos muito duros ao que toca a este tema e nada fáceis para quem os viveu. Hoje em dia , são instrumentos de alta agressividade e completamente desumano . Seja que tortura for. Pelo menos é a minha opinião e quase de certeza a tua igualmente. 


E como não podia deixar de ser e , não podendo ficar de fora, este grupo maravilhoso ao qual pertenço , a Companhia Al Nawar , de Dança Oriental Fusão e Étnica . Desfilando pelas ruas de Alhos Vedros durante umas das tardes desta Feira magnifica. Esta foto foi retidada do grupo Al Nawar ,desconheço o autor da fotografia. ( Deixo aqui uma nota caso sejas tu o autor agradeço que me digas o nome para autenticar a fotografia ). 


Eu na Feira Medieval de 2017 , foi uma Feira que sempre adorei visitar pela sua vasta diversão e entretenimento , assim como três dias de larga e pura Festa. Se nunca por cá vieste , recomendo tenho a certeza que vais adorar e sempre querer voltar.

Tirando isto existe muito mais ,mas para que não fique demasiado longo este Diário, acho que com estes materiais já deu para perceber o quanto esta Feira é super rica em visitar . 
Não fugindo ao assunto do inicio do texto , quero dizer mais um vez que este Diário é feito com a participação deste projeto da Cultura Mora Aqui , caso estejas interessada nada como pedires informações . Vou deixar descrito todos os contactos possíveis para poderes seres mais uma participante .
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para participar neste Projeto ACMA basta enviar um Email para : acma.cultura@gmail.com.
Aproveita para visitares  a Página de Facebook do Projecto e dares uma vista de olhos neste blogue ,para conheceres ou outros participantes , muito simples. 

Desejo a todos um excelente dia , vivendo sempre um dia de cada vez. Beijokas .

Minhas Redes Sociais 

By Célia Santiago


21 comentários:

  1. Já tive o prazer de participar e gostei muito. :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana , é muito bom estas feiras, fico feliz que gostes também. Beijokas :)

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar
  2. Cá onde vivo também costuma haver
    adorei conhecer um pouco dessa feira
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Sofia, fico feliz que tenhas gostado . Beijokas :)

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar
  3. Estive na de Guimarães à poucos dias e foi espetacular.
    Mas esta está bem diferente. Super interessante.
    A dança oriental deve ter sido gira:)
    Beijinhos


    anafernandes.ch

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, estas feiras são fantásticas também adoro ir sempre :) Sim esta é enorme e tem imensas coisas para comer, divertir , enfim , muitos passatempos .A Dança sim , eu pertenço a este grupo, e fazemos sempre desfiles, dança em palco, e afins, muito bonito :)

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar
  4. Nunca fui a uma feira do género, mas parece-me ter sido divertido! Eu não tinha coragem para pegar numa amiga dessas :p
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia, acho que ias gostar imenso, estas feiras são fantásticas. Aahahha , em realção á amiguinha acredito que sim , eu também não tinha ,mas esta até foi amiga :D . Beijokas

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar
  5. Adoro feiras medievais mas infelizmente nunca tive a oportunidade de ir a essa. Parece-me uma feira linda, talvez um dia eu consiga dar lá um saltinho. Só não sei se seria capaz de dar colinho a essa amiga, hahaha!
    Beijocas! ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nessie , eu também adoro e fico feliz que tu também gostes , pois são feiras anuais , e esta é enorme, com tudo para se divertirmos, e distrair com imensos passatempos, e afins.Tens que vir , vais adorar. Em relação á amiguinha , é normal este bicharoco mete um pouco de medo e respeito, além de ser um bicho que eu não aprecie muito também, mas esta até foi amiguinha :) Beijokas linda <3

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar
  6. Não conhecia esta feira, já fui a outras feiras medievais e são um máximo :)

    Visita-me ❤ Freedom Girl // Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patricia , sim esta é muito boa , é enorme , um dia quando puderes vem cá conhecer esta feira que vais adorar. Beijokas <3

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar
  7. Já fui a feiras medievais e gosto muito! Beijinho <3

    Inspiring

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Laura , sim as feiras medievais são espetaculares :) Beijokas linda :)

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar
  8. Infelizmente não tive possibilidades de ir :c

    Beijinhos
    Cloud World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia , que pena, quem sabe um dia, acho que ias gostar . Beijokas :)

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar
  9. Nunca fui mas adorava passar por lá.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Virgínia , tenho a certeza que vais adorar , esta feira é enorme e dura três dias , e são super intensos. Uma feira sempre muito boa. Beijokas linda :)

      ❤ Célia Santiago
      Diário Feminino
      FacebookInstagramYouTube

      Eliminar
  10. Olá Célia, adoro estas Feiras Medievais! Muito sucesso! ByO https://joaquimnevesoriflameblog.wordpress.com/

    ResponderEliminar